Viva Maria: Unesco elege diálogo, tolerância e paz como tema da 8ª edição do Dia Mundial do Rádio

09:40 Cultura, Programetes 11/02/2019 - 04h40 Brasília Embed

Mara Régia

Diálogo, tolerância e paz! Esse foi o tema escolhido pela Unesco para a 8ª edição do Dia Mundial do Rádio, na próxima quarta-feira, 13 de fevereiro.


No Brasil e em grande parte do mundo é tudo o que a gente precisa! Em nosso país, arriscaria dizer que estamos vivendo um verdadeiro tsunami de más notícias.


E lamentavelmente, não só no que se refere as recentes tragédias vividas pelo fogo Centro Técnicos do Flamengo e pela lama em Brumadinho. O crime do racismo insiste em nos envergonhar.


Estamos indignados e estarrecidos com uma notícia que tem impacto devastador na vida brasileira. Falo da festa promovida por uma grande empresária, em Salvador, que escolheu como tema “O Brasil Escravocrata”, com direito até ao “ trono de sinhá” para que convidados tirassem fotos ao lado das “mucamas”.


Nossa produção aguarda contato da produção da rapper Preta Rara para melhor aprofundar o debate. Mas como sabemos que racismo é crime, se a autora da festa das escravas for devidamente processada, adeus “Trono de Sinhá”.


Essa violência não poderá ficar impune. Enquanto esperamos os desdobramentos do caso tratemos de nos preparar para o Dia Mundial do Rádio.


Atendendo ao convite da Unesco a todas as estações de rádio, órgãos reguladores e organizações relacionadas à comunicação radiofônica, hoje queremos falar do impacto desse veículo na busca de um mundo mais pacífico e tolerante.


Sabemos que o rádio é o meio perfeito para combater os apelos à violência e à disseminação de conflitos. É também uma força mobilizadora à participação e ao desenvolvimento das pessoas em toda sua diversidade.

 

Prova disso, a campanha #mulheres rurais, mulheres de direitos. Não é minha saudosa Dona Raimunda dos Cocos?


Mais do que chegar ao poder, é preciso empoderar as mulheres.


Esse foi o objetivo do concurso “Saberes y Sabores” que estivemos divulgando pelo nosso rádio mulher! Geise Mascarenhas, coordenadora da iniciativa pela Autonomia Plena das Mulheres Rurais da América Latina e Caribe compartilha os resultados. Seja muito bem-vinda ao nosso Viva Maria!

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique