Carnaval no DF: foliões alcoolizados são acolhidos em tendas de redução de danos

01:56 Cultura, Notícias 05/03/2019 - 10h20 Brasília Embed

Victor Ribeiro

O carnaval pode ser uma festa de excessos. Tem muita gente que se excede só na alegria, mas também tem aquelas pessoas que abusam do álcool e outras drogas.


Na folia de rua em Brasília, três coletivos se uniram para promover a chamada redução de danos. Entre eles, as Tulipas do Cerrado, que é a rede de Redução de Danos e Profissionais do Sexo do Distrito Federal e Entorno.


A coordenadora-geral das Tulipas do Cerrado, Juma Santos, contou que os coletivos montaram uma tenda para receber quem já passou do limite.


De acordo com Juma, os resgates mais recorrentes são de pessoas alcoolizadas. Na tenda, as pessoas podem sentar ou deitar. A equipe também deixa uma mesa cheia de frutas e sempre tem água à disposição.


Para Juma Santos, a redução de danos lança um olhar humanista para as pessoas que estão em situação vulnerável. 


Além do atendimento às pessoas que beberam demais, a equipe da redução de danos incentiva o sexo seguro, distribuindo preservativos masculinos e femininos, e faz ações de conscientização sobre o uso de drogas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique