Euclides da Cunha é o homenageado da Flip 2019

01:41 Cultura, Notícias 25/05/2019 - 08h29 Rio de Janeiro Embed

Fabiana Sampaio

O escritor e jornalista Euclides da Cunha, autor do livro Os Sertões, considerada uma das obras-primas da literatura brasileira, é o homenageado da Feira Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece de 10 a 14 de julho.

 

Publicada em 1902, a obra retrata a Revolta  de Canudos, ocorrida no interior da Bahia, entre os anos de 1896 e 1897.

 

A curadora, da Flip, Fernanda Diamant, afirma que a escrita de Os Sertões fez com o que próprio autor reorganizasse seus valores e convicções, ao entrar em contato com uma realidade desconhecida.

 

Segundo ela, a obra mudou o entendimento que se tinha sobre o interior do país e do homem sertanejo e faz críticas morais, políticas e sociais altamente pertinentes no Brasil de hoje.

 

Ainda, segundo Diamant, o autor, que, além de jornalista, também é engenheiro, precisou se valer de muitas linguagens e várias expressões da literatura para escrever com a sensibilidade que escreveu sobre o povoado de Canudos.

 

Diamant escalou 33 autores de 10 nacionalidades, a maioria mulheres, para discutir o Brasil de hoje e de Os Sertões, em 21 mesas. Os debates este ano serão mais curtos, terão 45 minutos e poderão ser no formato de conferência, performance ou entrevista.

 

Os ingressos para a Flip começam a ser vendidos em 3 de junho e devem custar R$ 55. A organização ainda não divulgou os locais de venda.

 

*Com a colaboração de Isabela Vieira, da Agência Brasil

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique