Exposição revela as várias fases do porto do Rio e sua influência cultural e política

03:16 Cultura, Notícias 24/05/2019 - 16h45 Rio de Janeiro Embed

Raquel Júnia

Ao olhar para o porto do Rio de Janeiro, nos seus mais de 600 anos de movimentação, é possível desvendar a história, personagens, cultura e política, não só da capital fluminense, mas do país e dos povos. Uma exposição no Museu de Arte do Rio (MAR), contribui para essa reflexão colocando à mostra mais de 600 obras, entre objetos, documentos e imagens que tem o porto como um ponto de convergência.

 

O diretor Cultural do MAR e curador da exposição “O Rio dos Navegantes”, Evandro Salles, revela como a mostra convida o público a passear pelas diferentes fases do porto do Rio e assim tecer os elementos da nossa própria formação cultural.

 

A exposição “O Rio dos Navegantes” ocupa todo o terceiro andar do museu e a sala de encontro, no térreo. Evandro destaca a riqueza dos elementos expostos de acervos de várias instituições, inclusive do Museu Nacional, atingido por um incêndio no ano passado.

 

Algumas das obras e objetos são pouco conhecidos e raramente expostos ao público." O Rio dos Navegantes" é uma exposição de longa duração exatamente para possibilitar que mais pessoas possam fazer esse passeio pela história.

 

A mostra fica em cartaz até o ano que vem. O MAR fica na Praça Mauá, número 5, na região central da cidade e funciona de quarta à domingo entre 10h e 17h e às terças-feiras, com entrada gratuita, entre 10h às 19h.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique