Abraço simbólico encerra comemoração dos 201 anos do Museu Nacional

03:01 Cultura, Notícias 09/06/2019 - 16h29 Rio de Janeiro Embed

Fabiana Sampaio

A celebração dos 201 anos do Museu Nacional terminou com um abraço simbólico no entorno do prédio que foi destruído por um incêndio em setembro do ano passado. 

 

A tenda montada para os festejos na Quinta da Boa Vista, na zona norte do Rio, em frente ao edifício, ficou lotada neste domingo (9).

 

Pessoas de todas as idades buscavam informações e curiosidades sobre o acervo do museu.

 

Pesquisadores distribuídos em diversos estandes mostraram estudos e peças do acervo que não foram atingidas. 

 

A pesquisadora de zooarqueologia Marta Lopes explicava de forma incansável as diferenças entre os sítios arqueológicos, as escavações e também sobre a fauna nativa no país e a exótica, trazida nos navios. 

 

Segundo a pesquisadora, boa parte do material da área foi salva no incêndio porque tinha sido transferida para o prédio anexo do Horto Botânico.

 

A estudante de designer Ana Rosa esteve na celebração. Ela não chegou a visitar o museu antes do incêndio e disse que agora compreende a importância da instituição.

 

O diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, comemorou a participação do público nos festejos.

 

Kellner reafirmou que as obras de reconstrução do edifício começam ainda este ano. A expectativa, segundo ele, é de que dentro de dez meses o projeto do novo Museu seja apresentado à população. 

 

Nesse sábado (8), foi anunciado que o Ministério da Educação concordou com a liberação da primeira parcela dos R$ 908 mil necessários para o projeto executivo de restauração da fachada e dos telhados permanentes do edifício. 

 

Também durante a celebração dos 201 anos do Museu Nacional, o governo da Alemanha anunciou uma doação de 145 mil euros, que serão empregados para recuperação da parte elétrica do edifício.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique