Boi-bumbá de Parintins recebe título de Patrimônio Cultural do Brasil

00:56 Cultura, Notícias 30/06/2019 - 09h22 Brasília Embed

Victor Ribeiro

O Complexo Cultural do Boi-Bumbá do Médio Amazonas e de Parintins agora é Patrimônio Cultural do Brasil. O título foi concedido no ano passado pelo Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; mas só foi entregue aos Bois durante a abertura da 54ª edição do Festival Folclórico de Parintins, nessa sexta-feira (28).


Os dois bois-bumbás que representam a festa - Caprichoso e Garantido - receberam placas para simbolizar o reconhecimento.


Além dos bois Caprichoso e Garantido, o Iphan listou mais de 80 conjuntos expressivos de bois bumbás, em oito municípios. Parte deles ainda em atividade e outros em memória.


Quem entregou as placas comemorativas foi o governador do estado do Amazonas, Wilson Lima. Ele destacou que o título ajuda a manter viva a tradição do festival, que atrai todos os anos mais de 60 mil turistas ao Bumbódromo e termina neste domingo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique