Artistas e autoridades prestam homenagens a João Gilberto

Repercussão

Publicado em 07/07/2019 - 12:59 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Artistas e autoridades prestam homenagens ao cantor João Gilberto, que faleceu neste sábado (6), aos 88 anos, em casa, no Rio de Janeiro.

 

O Secretário Especial de Cultura Henrique Pires publicou uma nota de pesar afirmando que a cultura brasileira foi além por causa de João Gilberto e destacando também que o cantor revolucionou a música.

 

 Tanto o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, quanto o prefeito Marcelo Crivella também divulgaram notas de pesar neste domingo (7).

 

As notas destacaram a grande influência e contribuição do artista para a música do Brasil e do mundo e inclusive, o fato de João Gilberto ter divulgado a cidade do Rio.

 

Vários artistas já se pronunciaram e prestaram homenagens a João, considerado o pai da Bossa Nova.

 

A cantora Daniela Mercury, também baiana como o cantor, escreveu nas redes sociais que o o artista é um gênio, mestre de todos, e destacou: “Não seria quem eu sou e não teria a trajetória de vida e de canto sem os ensinamentos do João, meu maior professor."

 

O cantor, parceiro e ex-ministro da cultura Gilberto Gil gravou uma homenagem, com música e poesia.

 

Bebel Gilberto, também artista, filha do compositor, se despediu do pai nas redes sociais o agradecendo por amar cada momento da vida como se não houvesse amanhã, por prestar atenção a todas as melodias e harmonias, nas palavras da cantora.

 

João Gilberto subiu aos palcos pela última vez em 2008.

 

Em 2011, uma turnê celebraria sua trajetória e seus 80 anos, mas ele não pôde participar por problemas de saúde.

 

Baiano de Juazeiro, João Gilberto eternizou com seu estilo próprio clássicos como Chega de Saudade, de autoria de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, presente no seu disco de mesmo nome lançado em 1958.

 

Em 1964, foi premiado com o Grammy por seu disco em parceria com o saxofonista estadunidense Stan Getz.

 

Em 1981, João Gilberto lançou o disco Brasil, com Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia. Ele também recebeu, em 2005, do então Ministério da Cultura, a Ordem do Mérito Cultural.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo