Euclides da Cunha e "Os Sertões" são homenageados na Flip; confira a programação

02:42 Cultura, Notícias 10/07/2019 - 14h34 Rio de Janeiro Embed

Raquel Júnia

Começa nesta quarta-feira (10) a 17ª Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, que neste ano homenageia Euclides da Cunha. A sessão de abertura acontece às 19h e tem como tema Canudos, o cenário de Os Sertões, o livro mais conhecido do homenageado.

 

Quem fala na sessão de abertura é a professora da USP e crítica literária Walnice Nogueira Galvão, ela que também é autora de diversas publicações sobre Euclides da Cunha.

 

Depois, às 20h acontece o espetáculo de abertura Mutação de Apoteose, com a atriz e diretora Camila Mota e os atores da Universidade Antropófaga, que vao encenar uma montagem com elementos da atualidade da primeira parte do livro Os Sertões, “A terra”.

 

A programação da Flip segue até o próximo domingo, com mais de 20 mesas no programa principal, e centenas de outras atividades espalhadas pela cidade, tanto oficiais, quanto organizadas por outros grupos e coletivos. 

 

É o caso da OFF Flip, um evento paralelo que já acontece tradicionalmente durante a festa, e que também reúne autores, poesia e arte.

 

Assim como a Flip tem um tema e homenageado principal, esta edição da Flip Off será centrada na favela e nas produções e manifestações culturais desses territórios.

 

A Off Flip também será aberta nesta quarta-feira (10), às 18h, na Câmara de Vereadores de Paraty, que será a sede do evento neste ano.

 

E nesta quinta-feira (11), começa no Quilombo do Campinho, há 12 quilômetros de Paraty, a Flip Preta, com autores e diversos artistas pretos debatendo a centralidade da luta contra o racismo e reconhecimento das raízes africanas no Brasil.

 

A Flip Preta celebra também os 20 anos de titulação do quilombo do Campinho, o primeiro reconhecido no estado do Rio.

 

Durante todos os dias da Flip estão previstass dezenas de atividades para crianças, na Flipinha, e oficinas para diversos tipos de público nas casas parceiras, além de shows e apresentações diversas.

 

E quem não está em Paraty, esse ano conta com uma novidade para poder acompanhar a festa.

 

Começa a funcionar nesta quarta-feira (10) o aplicativo da Flip disponível para android e IOS .

 

Pela nova plataforma, os usuários poderão assistir, ao vivo, às mesas literárias desta 17ª edição e outros conteúdos como entrevistas com os autores.

 

Durante os dias da festa, o aplicativo poderá ser usado gratuitamente.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique