Na Trilha da História: Jornalista detalha a eletrificação do blues e o surgimento do rock

03:12 Cultura, Programetes 10/07/2019 - 11h17 Brasília Embed

Apresentação Isabela Azevedo

Olá, eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História. Hoje, nós vamos continuar falando sobre a trajetória do blues. Nosso entrevistado é o jornalista e antropólogo Alexandre Rocha. Ele nos conta que desde o fim dos anos 30, os bluesmen foram trocando seus violões por guitarras elétricas. O som eletrificado era mais adequado para grandes públicos e ajudava a dar mais visibilidade para o estilo musical.

 

(Alexandre Rocha)

 

Em meados da década de 40, com o fim da Segunda Guerra Mundial, uma nova juventude, ávida por divertimento, descobriu o blues. Surgia o rhythm and blues, uma versão mais acelerada e dançante do gênero.

 

(Alexandre Rocha)

 

A tecnologia de comunicação de massa evoluía, com o surgimento da televisão e melhorias dos equipamentos de gravação. No norte dos Estados Unidos, gravadoras como a Chess Records apostaram no blues, o que também ajudou a divulgar o gênero.

 

(Alexandre Rocha)

 

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz, além da entrevista na íntegra com Alexandre Rocha, as músicas que ajudam a escrever a história do blues! Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você quiser enviar uma mensagem pra gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!

 

*Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique