App é desenvolvido para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré

03:24 Cultura, Notícias 02/10/2019 - 11h21 Brasília Embed

Renata Martins

Outubro é o mês da maior romaria da Região Norte. O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, no Pará, é também uma das maiores festas religiosas do país.

 

O principal evento, a procissão do Círio, no segundo domingo (13) de outubro, chega a receber até 2 milhões de pessoas.

 

Além de disposição e fé para acompanhar a programação, que inclui 11 romarias, durante 18 dias, é preciso ter informações precisas.

 

Para ajudar romeiros, turistas ou nativos, a Prodepa – Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará – desenvolveu o aplicativo (App) “Kd a Berlinda”. A ferramenta para celulares permite que o usuário saiba a localização exata da berlinda que leva a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

 

A médica paraense Erika Figueiredo é usuária do App. Ela acompanha da sacada do prédio da mãe, em Belém, as principais atividades do Círio. Com o aplicativo, por exemplo, a família da Erika consegue saber quando a procissão está chegando.

 

O analista de sistemas da Prodepa, Hitoshi Seki falou sobre as funcionalidades do aplicativo.

 

" Os usuários que têm o aplicativo instalado, durante todas as romarias que são cobertas pelo App, ele vai ficar recebendo as notificações em tempo real."

 

A versão 2019 do App indica os pontos de bloqueio das vias de trânsito em cada romaria e a localização do apoio da Cruz Vermelha.

 

O aplicativo é gratuito e está disponível para smartfones, com sistema android e IOS. A meta da Prodepa é chegar aos 800 mil acessos no Círio 2019.

 

O conteúdo também pode ser acessado no site kdaberlinda.pa.gov.br. O cadê é apenas com as consoantes K e D.

 

Sobre o Círio, Erika Figueiredo afirma que o clima na cidade já está diferente para receber o que ela chama de Natal do paraense.

 

A primeira romaria será dia 11 de outubro, na sexta-feira, que antecede o Círio, quando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré é levada para Ananindeua, cidade da região metropolitana de Belém.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique