Concurso Miss e Mister Rua encerra festival de arte para pessoas sem-teto no Rio de Janeiro

01:36 Cultura, Notícias 05/10/2019 - 08h45 Rio de Janeiro Embed

Fabiana Sampaio

Cerca de 20 pessoas em situação de rua ou que vivem em abrigos do município do Rio terão a chance de abandonar pelo menos por algumas horas a dura realidade.

 

Eles vão brilhar em uma passarela montada em um dos cenários mais bonitos da capital fluminense, o Museu do Amanhã, no centro da cidade.

 

Todos eles estão inscritos no concurso Miss e Mister Rua que encerra, no sábado, o Festival Desculpe Incomodar – Arte Para Pessoas de Rua.

 

Os modelos do concurso Miss e Mister Rua foram treinados, por semanas, pelo produtor visual e idealizador do projeto Eduardo Arauju.  Foram ensinadas técnicas de como caminhar e parar no final de uma passarela e se portar diante do público.

 

Ele avalia que a competição simbólica é uma forma de resgatar essas pessoas para a sociedade sem julgamentos, fazendo com que se sintam amadas, acolhidas e respeitadas.

 

Durante dois dias, o Festival Desculpe Incomodar, promovido pela Prefeitura do Rio, deve reunir cinco mil pessoas e conta com oficinas, palestras, rodas de conversa e feira de artesanato em pelo menos 50 pontos espalhados pela cidade.

 

Na abertura do Festival, nesta quinta-feira, 10 pessoas acolhidas em abrigos e oito artistas de rua, que atuaram como atores e bailarinos da peça Desculpa Incomodar, arrancaram aplausos da plateia, na Sala Cecília Meireles.

 

O concurso Miss e Mister Rua fecha o festival as 16h deste sábado, no Museu do Amanhã.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique