Passaporte cultural incentiva visita a 11 museus no centro do Rio

03:33 Cultura, Notícias 21/10/2019 - 12h55 Rio de Janeiro Embed

Raquel Júnia

Do Museu Histórico Nacional, chegando ao Palácio Tiradentes, passando pela residência de Dom Pedro I e Dom Pedro II, hoje Paço Imperial, e caminhando mais 300 metros à primeira sede do Banco do Brasil, hoje Centro Cultural do Banco do Brasil.

 

Além desses importantes marcos da história do país, outros nove museus e centros culturais da região do centro da cidade, agora fazem parte do circuito 'Caminhos do Brasil-Memória Centro Histórico Praça XV', promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio.

 

Os visitantes poderão fazer as visitas nos 11 locais que fazem parte do circuito gratuitamente com um passaporte que pode ser retirado na própria Alerj.

 

Também fazem parte da iniciativa o Museu Naval, o Museu da Justiça, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), o Centro Cultural Correios (CCC), a Casa França-Brasil, a Igreja Santa Cruz dos Militares e o Museu da Imagem e do Som (MIS).

 

A visita em cada um desses locais rende um carimbo no passaporte, e com o circuito completo o visitante recebe como prêmio um passeio a embarcações no Centro Cultural da Marinha, como o Navio-Museu Bauru, o submarino Museu Riachuelo, a Nau dos Descobrimentos, entre outros.

 

Além disso, o passaporte completo também dá direito a 50% de desconto no AquaRio e no Edifício Garagem Menezes Cortes, estacionamento que fica próximo às atrações do circuito.

 

O sub-diretor de cultura da Alerj, Nelson Freitas, destaca que a proposta é incentivar o desenvolvimento cultural e econômico da região central da cidade também aos finais de semana.

 

Segundo Nelson, a Alerj estuda junto a parceiros a realização de um festival gastronômico na região em um final de semana, atividade que deve acontecer ainda no mês de novembro, para incentivar a abertura dos bares e restaurantes. No próximo ano se somam ao circuito espaços que estão sendo adequados para recebimento de público, como o Centro Cultural da Saúde, o Convento do Carmo, a Santa Casa e o Centro Cultural da Justiça Eleitoral.

 

A iniciativa contará ainda com reforço de policiamento na região. 

 

Segundo a Alerj, foram liberados recursos da própria assembleia para a contratação de mais 500 policiais militares pelo Regime Adicional de Serviço, o RAS, e parte desses agentes deve atuar no patrulhamento exatamente na região do circuito.  Os detalhes desse reforço ainda vão ser definidos.

 

O passaporte poderá ser retirado nos museus participantes aos finais de semana e na Alerj durante as visitas guiadas que acontecem de terça a sábado de 10h às 17h e aos domingos e feriados de 12h às 17h.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique