Funarte vai investir R$38 milhões em projetos de artes

02:37 Cultura, Notícias 17/01/2020 - 13h24 Rio de Janeiro Embed

Fabiana Sampaio

A Funarte, Fundação Nacional de Artes, vai investir R$38 milhões em projetos em 2020 nas mais diversas áreas de atuação. O programa Funarte 45 Anos, que marca as quatro décadas e meia de existência da fundação, atualmente vinculada ao Ministério da Cidadania, foi lançado nesta quinta-feira (16), no Rio.

 

A menina dos olhos da programação, segundo o presidente da Fundação, Dane Mantovani, é a criação do Sistema Nacional de Orquestras Sociais, que vai incentivar orquestras-escolas em todas as regiões do país.

 

O objetivo é que o programa contribua com a política de erradicação da violência, da pobreza e do analfabetismo, atuando em áreas de vulnerabilidade social. Segundo Mantovani, o projeto já teve início em polos dos estados do Rio, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Pará  e será ampliado para Pernambuco.

 

No Programa também há projetos de estímulo e valorização de artistas iniciantes e novos compositores, além de inclusão de adolescentes com deficiência, através das artes visuais. Nesta quinta-feira, foi assinado o edital do projeto Banda de Música, que vai distribuir gratuitamente quase 800  instrumentos de sopro às bandas de música de 158 de municípios.

 

Durante a coletiva de imprensa, Dante Mantovani defendeu a lei Rouanet e disse que ela deve ser aprimorada. Segundo ele, é preciso tirar o preconceito das empresas com a lei para que elas possam apoiar mais a arte.

 

A Funarte pretende realizar em março um Fórum para aproximar empresários e artistas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique