Vila Isabel usa lenda indígena para homenagear Brasília no carnaval 2020

02:15 Cultura, Notícias 04/01/2020 - 09h53 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

Com o enredo Gigante pela própria Natureza – Jaçanã e um índio chamado Brasil, a Unidos de Vila Isabel vai homenagear Brasília no carnaval de 2020.

 

O samba enredo vai contar a história de um menino índio que entra numa canoa, dorme e sonha nas asas de um pássaro. Nesse vôo ele conhece seu povo. Segundo a música, foi assim que nasceu a flor do cerrado, quando um cacique inspirado olhou pro futuro e mandou construir Brasília, joia rara prometida.

 

O carnavalesco Edson Pereira, que desenvolveu o tema em parceria com os antropólogos Clark Mangabeira e Victor Marques, diz que a origem de Brasília fornece elementos criativos para uma apresentação lúdica.

 

Cláudio Russo, que foi um dos compositores do samba, fala da emoção de homenagear a capital federal na avenida.

 

A aproximação de Brasília com Vila Isabel aconteceu em maio deste ano quando uma delegação da escola carioca esteve reunida com o governador Ibaneis Rocha, no Palácio do Buriti e um termo de cooperação foi assinado para a promoção de Brasília no maior Carnaval do mundo.

 

 

* Produção de Renato Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique