Borboleta ou avião? Saiba o que Lúcio Costa rascunhou para o projeto de Brasília

04:02 Cultura, Especiais 07/02/2020 - 15h58 Brasília Embed

Victor Ribeiro

Em 2010, Maria Elisa, filha do arquiteto e urbanista Lucio Costa, lembrou daquele dia de verão em 1957, quando conheceu, em primeira mão, o traçado do que viria a ser Brasília.

 

O concurso para o desenho do Plano Piloto, a região central de Brasília, foi oficialmente lançado em setembro de 1956. Mas a construção do Distrito Federal não esperou o resultado para começar. Já em outubro daquele ano, Oscar Niemeyer usou madeira para construir o primeiro palácio de Brasília. Foi a residência oficial do Catetinho, na então Fazenda Gama, que ficou pronta em apenas nove dias. Em seguida, vieram o aeroporto, também de madeira, e o Palácio da Alvorada.


O pesquisador João Carlos Amador, autor do livro “Histórias de Brasília”, lembra que a escolha do projeto de Lúcio Costa gerou críticas. E lembra que, para o urbanista, o desenho do Plano Piloto representava uma borboleta e não um avião.

 

O projeto de Lúcio Costa era simples. A região administrativa ficaria no centro, às margens de uma via principal que cortaria a cidade de leste a oeste. Já as residências ficaram em quadras - ou melhor, superquadras - construídas em torno do eixo rodoviário que ligaria a capital de Norte a Sul.


Um dos pontos convincentes do projeto é que ele atendia a um desejo pessoal do presidente JK, de criar uma cidade que privilegiava o automóvel. Ainda hoje, muitos consideram as vias do Plano Piloto um tanto quanto hostis para pedestres e ciclistas.

 

Com produção de Graziele Bezerra e Renato Lima. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique