Projeto no Distrito Federal abre inscrições para levar estudantes ao cinema

02:53 Cultura, Notícias 03/02/2020 - 21h24 Brasília Embed

Gésio Passos

Estudantes de escolas públicas do Distrito Federal podem ter a oportunidade de ir pela primeira vez ao cinema. O projeto “A Escola no Cinema” abriu inscrições para a segunda edição.


Os filmes são todos nacionais e foram escolhidos a partir das faixas etárias dos alunos. Este ano serão exibidos Peixonauta, Gemine 8, Tainá 3, Tito e os Pássaros e o Outro Lado do Paraíso. As sessões começam com a exibição de um curta metragem.


As crianças e adolescentes serão levados em ônibus para o Cine Liberty Mall, local das exibições, com direito a pipoca e lanche.


Ana Claudia Costa, professora do CEF 504 de Samambaia, conta como foi a experiência do projeto no ano passado.


“Quando eu fiquei sabendo do projeto, fiquei louca para levar meus alunos, louca para participar, porque é uma grande oportunidade de inclusão cultural, especialmente para alunos da periferia, que não têm a oportunidade de frequentar uma sala de cinema, de teatro. Sem contar que foi um dia de grande interação entre nós, os alunos ficaram muito felizes. E isso gerou um monte de aulas muito bacanas, com muita conversa e debate a respeito dos temas sugeridos”.

 

Os professores recebem um guia pedagógico para que possam discutir os filmes em sala de aula, como explica Cléria Maria Costa, coordenadora pedagógica do projeto.

 

“As atividades visam dar enfoque a uma educação que preserve o meio ambiente, bons costumes, aceitação das diferenças, empatia ao se colocar no lugar do outro. Então ele trabalha essas questões educacionais muito importantes para a formação dos alunos”.

 

O projeto é desenvolvido pela Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura, foi aprovado pela Secretaria de Cultura do DF e tem recursos garantidos por emenda parlamentar.

 

São 6.030 vagas para alunos do ensino infantil, fundamental e médio de todas as regiões administrativas.

 

Para participar, professores ou diretores das escolas públicas devem se inscrever no site www.aescolanocinema.com.br/2020. 15% das vagas são reservadas para escolas na área rural e do ensino especial.

 

As inscrições podem ser feitas até primeiro de março. Mas tem que correr, já que as vagas são por ordem de inscrição.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique