Quase 80 anos após a 1ª oficial missão ao Planalto Central, Brasília começou a ser construída

02:18 Cultura, Especiais 05/02/2020 - 14h50 Brasília Embed

Victor Ribeiro

A primeira missão oficial para reconhecimento da região que viria a sediar a nova capital do Brasil ocorreu no ano de 1877.

 

O historiador e militar Francisco Varnhagen, o Visconde de Porto Seguro, foi quem liderou a equipe que visitou o Planalto Central, a serviço do Ministério da Agricultura.

 

Como, na época, o Brasil ainda era um império, Varnhagen sugeriu que a capital se chamasse Imperatória.

 

O nome “Brasília” tinha sido proposto quase 50 anos antes, por José Bonifácio, o “Patriarca da Independência”.

 

Nos planos do historiador, a capital seria transferida para a Vila Formosa da Imperatriz, atualmente Formosa, município goiano que hoje faz parte da região do Entorno do Distrito Federal.

 

Só 15 anos depois, em 1892, já na República, o presidente Floriano Peixoto nomeou a Comissão Exploradora do Planalto Central.

 

O grupo era formado por 21 pessoas chefiadas pelo astrônomo e geógrafo belga Louis Ferdinand Cruls. A Missão Cruls não foi a primeira, mas se tornou a mais conhecida.

 

O grupo demarcou uma região em formato retangular, que tinha mais de 14 mil quilômetros quadrados e já havia sido indicada por Varnhagen, mas entrou para a história com o nome de Quadrilátero Cruls.

 

O grupo apresentou dois relatórios sobre os trabalhos, nos anos de 1894 e 1896.

 

No começo da década de 1950, o Congresso Nacional determinou a realização de novos estudos, que foram concluídos em 1955, quando a área prevista para receber o Distrito Federal aumentou para 52 mil quilômetros quadrados.

 

No ano seguinte, já no exercício da Presidência da República, Juscelino Kubitschek criou a Novacap, Companhia Urbanizadora da Nova Capital. E deu início à construção da cidade.

 

Foi em outubro de 1956 que começou a jornada de mil dias para Brasília.

 

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique