#ABLemSuaCasa: acadêmicos se ligam de forma virtual aos brasileiros em quarentena

02:17 Cultura, Notícias 20/03/2020 - 12h23 Brasília Embed

Cristiane Ribeiro

Para enfrentar o isolamento social causado pelo novo coronavírus, a Academia Brasileira de Letras lançou o projeto #ABLEmSuaCasa, que liga de forma virtual os acadêmicos aos brasileiros que cumprem quarentena em suas casas.

 

Cada acadêmico  escolhe uma abordagem, uma leitura. O projeto está no ar no endereço eletrônico da instituição e nass redes sociais.

 

Enquanto Nélida Piñon e Merval Pereira fizeram leitura de obras de outros acadêmicos, o presidente da ABL, Marco Lucchesi, decidiu usar o piano para se comunicar com o público.

 

Lucchesi toca trecho de uma música do compositor clássico alemão Beethoven, que sua mãe tocava quando jovem para ele durante bombardeios na 2ª Guerra Mundial.

 

Esta é a primeira vez na sua história que a ABL ficará fechada por um longo tempo, por isso, segundo Lucchesi, é preciso trabalhar novas sociabilidades.

 

O acadêmico garantiu que a academia terá outros tipos de ações, outros presentes para a sociedade brasileira, sempre a partir do site.

 

O projeto #ABLEmSuaCasa foi inspirado nas janelas da Itália, onde as pessoas em isolamento em casa pelo coronavírus aproveitam para cantar para os demais vizinhos, criando novas sociabilidades nos tempos de pandemia.

 

A ABL decidiu fechar suas atividades ao público na quinta-feira, dia 12 de março, antecipando-se às determinações das autoridades do Rio de Janeiro.

 

Com informações da Agência Brasil.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique