Série especial mostra situação da infância nas cidades da Copa

03:20 Direitos Humanos, Especiais 05/05/2014 - 17h46 Brasília Embed

Juliana Russomano

A Radioagência Nacional publica a partir desta terça-feira até o dia 22 de maio série de reportagens "Direitos das Crianças no país da Copa". Esta semana, reportagens sobre Fortaleza, Natal, Recife e Salvador.

Desde março, equipes de reportagem da EBC percorreram as 12 cidades-sede da Copa e fizeram uma radiografia de como estão sendo tratados os direitos das crianças e adolescentes. As cidades enfrentam enormes desafios para assegurar o direito ao esporte e ao lazer. Em algumas capitais, as remoções para a construção de obras viárias colocaram em risco o direito à convivência comunitária e não contribuíram para a criação de novos espaços esportivos.

O aumento do turismo ativou redes de trabalho infantil e exploração sexual. Meninos e meninas em situação de rua denunciam a violência policial e o racismo. Iniciativas de comunidades, organizações sociais e governos tentam fazer do esporte uma forma de promover direitos e combater a violência.

 

O projeto que deu origem a essa reportagem foi vencedor da Categoria Rádio do VII Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, realizado pela ANDI, Childhood Brasil e o UNICEF.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique