Congresso discute "cura gay" e movimentos temem retrocesso

02:30 Direitos Humanos, Notícias 25/06/2015 - 12h36 Brasília Embed

Gilberto Costa

Movimentos da sociedade civil temem retrocesso nas garantias individuais e nos direitos sociais, por causa de propostas em discussão no Congresso.

 

Esse é o caso de pautas como a redução da maioridade penal, a criação do estatuto da família e a chamada “cura gay”.

 

Para o presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Carlos Magno Fonseca, o país vive um "tsunami conservador".

 

Sonora: Há essa onda conservadora muito grande, que infelizmente está na contramão de todas as conquistas democráticas progressistas e da pauta de direitos humanos do país."

 

Carlos Magno participou de uma audiência na Comissão de Direitos Humanos no Senado sobre “Violências Motivadas por Orientação Sexual e Identidade de Gênero” na tarde desta quarta-feira (24).

 

No mesmo momento, na Câmara dos Deputados, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias fazia audiência pública com pessoas que declaram ser “ex-gays” e querem discutir seu posicionamento e os problemas enfrentados.

 

Entre os parlamentares presentes na comissão da Câmara estava o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), militar reformado, que gostaria que o país estivesse vivendo de fato uma onda conservadora.

 

Sonora: "Graças a Deus se fosse verdade, porque nós conservadores é que levamos o Brasil nas costas com nosso trabalho, com nosso respeito, com nosso amor à pátria, enquanto esse outro lado só quer sugar a nação."

 

A vice-procuradora-geral da República, Ela Volkmer de Castilho, teme que a onda conservadora se institucionalize.

 

Sonora: "Eu espero que, tal como na época da Constituinte, haja uma articulação de movimentos sociais, da sociedade civil, de todos, para que não aconteça essa negação dos direitos das mulheres, dos direitos da população LGBT, dos direitos indígenas, do meio ambiente, enfim, de tudo aquilo que nós conseguimos."

 

Nesta quinta-feira, a comissão de direitos humanos da Câmara faz audiência pública para a prestação de contas da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão.

 

Já a Comissão de Direitos Humanos do Senado lança o documentário “Em Busca da Verdade”, sobre a ditadura militar.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique