União cede pela primeira vez terras em favor de ciganos

03:02 Direitos Humanos, Notícias 24/06/2015 - 17h08 Brasília Embed

Katiana Rabêlo

Os ciganos Calon que moram no Núcleo Rural Córrego do Arrozal, em Sobradinho, terão a possibilidade de viver em uma área com infraestrutura e poderão desenvolver as plantações para incrementar a renda familiar.


Nesta quarta-feira, a União cedeu, ao governo do Distrito Federal, dois terrenos onde moram duas comunidades da etnia Calon. Eles somam quase seis hectares. Mais de 150 pessoas moram no local.


Esse contrato permite que o governo local implante a infraestrutura, fazendo por exemplo a rede de esgoto; e instale equipamentos públicos, como escolas para as crianças Calon.


A cessão também vai facilitar os créditos bancários e o acesso dos ciganos a grãos e sementes para plantio fornecidos pela Embrapa e Secretaria de Agricultura.


O presidente da Associação dos Ciganos Calon no DF, Elias da Costa, comemora. Ele acredita que essa é a chance que as comunidades têm para melhorar a condição de vida.

 

Mas a secretária distrital de Direitos Humanos, Marise Nogueira, reconhece que ainda não há previsão de quando vão ser feitas as benfeitorias na região onde os ciganos moram.

 

No futuro, as comunidades ciganas poderão receber definitivamente a titulação das terras, caso eles tenham interesse em se fixar no local, já que eles são nômades. É o que explica o Superintendente da Secretaria de Patrimônio da União no Distrito Federal, Sérgio Gonçalves.

 

Esta é a primeira vez no país que é feita uma cessão de imóvel da União para um ente federativo em favor de povos tradicionais ciganos. A Secretária de Patrimônio da União, Cassandra Nunes, declara que essa iniciativa deve se estender a outras comunidades.

 

A próxima cessão de imóveis deve beneficiar em Minas Gerais.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique