Crimes contra crianças e adolescentes lideram no Disque 100

02:12 Direitos Humanos, Notícias 21/07/2015 - 15h05 Brasília Embed

Kariane Costa

Mais de 66,5 mil ligações para denunciar violações de direitos humanos foram registradas neste primeiro semestre do ano no Disque 100. O número é 6,4% menor em relação ao mesmo período de 2014, de acordo com informações da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.


As denúncias de violações de direitos contra crianças e adolescentes representam 63% dos casos. Foram 42 mil em todo o país. 

 

As demandas relacionadas às pessoas idosas somam 16 mil ligações. Negligência, violência física, psicológica e sexual são os tipos de violações mais recorrentes.


De acordo com o ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Pepe Vargas, no caso dos idosos o abuso financeiro é apontado como um dos principais problemas.


São Paulo lidera o ranking de estados com mais denúncias de violações de direitos humanos: 14 mil.  Já Roraima registrou apenas 54 ligações.


O ministro diz que é preciso investir em locais onde a população ainda não utiliza o serviço.

 

O Disque Direitos Humanos foi criado em 2011, e recebe denúncias de todo o país. Principalmente, relacionadas a crianças e adolescentes, pessoas idosas, com deficiência e população LGBT. Além de População em situação de rua e Pessoas presas.


As ligações são gratuitas e podem ser feitas 24 horas por dia, todos os dias da semana.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique