Governo vai reforçar combate à violência contra mulher no campo e na floresta

02:38 Direitos Humanos, Notícias 12/08/2015 - 23h18 Brasília Embed

Kariane Costa

Durante a cerimônia de encerramento da 5ª Marcha das Margaridas em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff anunciou medidas de enfrentamento à violência contra a mulher e um plano especial de atenção à saúde para as mulheres que vivem em zonas rurais e na floresta.

 

Dilma disse que será criada a Patrulha Rural Maria da Penha, em parceria com os governos estaduais. Está prevista também a compra de unidades odontológicas móveis para serem distribuídas ainda este ano em municípios que tenham população rural.

 

Cerca de 40 mil trabalhadoras rurais de todo o país participaram da Marcha das Margaridas, de acordo com a Polícia Militar. Já segundo os organizadores, eram 70 mil manifestantes.

 

As trabalhadoras rurais saíram em caminhada pelo centro da capital federal para protestar contra a violência, o uso de agrotóxicos e pedir agilidade na reforma agrária, igualdade de direitos, defesa da soberania alimentar e a instalação de creches na zona rural, entre outras reivindicações.

 

Alessandra Lunas, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, afirma que a marcha vai além dos direitos das mulheres do campo.

 

A Marcha das Margaridas acontece no dia 12 de agosto porque nessa data, há 32 anos, foi assassinada na Paraíba, Margarida Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Alagoa Grande.

 

Ela foi morta com um tiro no rosto. O crime foi encomendado por um latifundiário que se viu ameaçado com a luta da militante.

 

Com colaboração de Danyele Soares.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique