Fortaleza tem 25% dos conselhos tutelares recomendados por lei

03:47 Direitos Humanos, Especiais 02/10/2015 - 10h10 Fortaleza (CE) Embed

Edwirges Nogueira

São 29 bairros com uma população estimada em 600 mil habitantes e apenas um conselho tutelar. Assim é a Regional 6, uma das seis regiões administrativas de Fortaleza, Ceará. Questões como conflitos familiares gerados pelo uso de drogas por adolescentes e casos de abuso sexual estão entre as principais demandas desse conselho.

 

A partir do ano que vem, após as eleições deste ano para conselheiros tutelares, a regional ganhará mais um conselho. Mesmo assim, a quantidade de conselhos tutelares nessa região e em toda a capital cearense é insuficiente. São apenas seis - serão oito em 2016 - para atender uma população de 2,5 milhões de habitantes.

 

Se a proporção de um conselho para cem mil habitantes fosse levada em consideração, como recomenda o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Fortaleza precisaria de 25 conselhos. Especialistas apontam os problemas que dificultam o trabalho dos conselheiros e a ampliação dessa rede.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique