Lista suja mostra que Amazônia lidera ocorrências de trabalho escravo

01:07 Direitos Humanos, Notícias 09/06/2016 - 08h36 Brasília Embed

Maíra Heinen

A Amazônia continua liderando a lista de ocorrências de trabalhado escravo. Em todo o Brasil, entre 2014 e 2016, foram 350 casos com decisão administrativa finalizada no Ministério do Trabalho e Previdência Social. Destes, 219 ocorreram na região da Amazônia Legal.


Os dados foram obtidos pela Organização Repórter Brasil, por meio da Lei de Acesso à Informação, e mostram que na região a maior parte dos resgates de trabalhadores foram feitos no Pará, 143 ao todo. O Amapá foi o único sem registros.


Desde 2014, o Ministério do Trabalho não divulga a chamada Lista Suja do trabalho escravo, devido a uma liminar concedida à Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, pelo Supremo Tribunal Federal (STF).


Mas, no final de maio, o STF revogou a medida, alegando que duas portarias interministeriais publicadas sanaram os questionamentos feitos sobre a norma que cria a lista.


De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, o assunto está sendo analisado pela Consultoria Jurídica para definir os padrões de divulgação da lista.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique