Viva Maria: Dream Team do Passinho estimula protagonismo jovem contra o Zika

12:27 Direitos Humanos, Programetes 12/07/2016 - 10h06 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Dia Mundial da População, criado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e comemorado nessa segunda-feira (11) traz como tema este ano o combate ao Zika Vírus. Desta vez, as discussões estão relacionadas ao protagonismo dos jovens na promoção da saúde - em especial das adolescentes. O local escolhido para o lançamento da campanha foi o Adolescentro, unidade de atendimento de jovens ligada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

 

Numa grande “roda de conversa”, foram discutidas questões prioritárias para meninas na faixa etária dos 10 aos 19 anos, como educação de qualidade, saúde sexual e reprodutiva, desenvolvimento de habilidades para a vida e construção de autonomia e resiliência. O representante do fundo no Brasil, Jaime Nadal, explicou que os jovens respondem de forma bastante positiva às informações que recebem sobre prevenção e cuidados com a saúde.

 

Para promover o uso de preservativo como forma de prevenir a transmissão do Zika, o UNFPA e o grupo de funk carioca Dream Team do Passinho fizeram uma parceria musical para pedir “Mais Direitos, Menos Zika”.

 

Inspirados em histórias de mães adolescentes infectadas, e daquelas cujos filhos nasceram com microcefalia, os artistas criaram uma canção para explicar que a epidemia do vírus Zika resulta de desigualdades sociais no acesso a serviços de saúde, em especial de saúde sexual e reprodutiva.

 

A pesquisadora da Universidade de Brasília Gina Vieira Ponte de Albuquerque acredita no potencial do Dream Team do Passinho para divulgar essa mensagem: "eles são uma meninada jovem, empoderada, que se coloca como protagonista. Eles vão longe!

 

*com informações da ONU Brasil

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.