Especialistas defendem fortalecimento do diálogo entre comunidades e polícia

03:13 Direitos Humanos, Notícias 30/11/2016 - 17h41 Brasília Embed

Lígia Souto

O seminário "Diálogos sobre Segurança Pública: experiências Brasil e Reino Unido" realizado nesta quarta-feira, no centro do Rio, compartilhou experiências e analisou os desafios e estratégias possíveis para os problemas enfrentados nesse campo.

 

Durante as palestras e discussões, profissionais, especialistas e ativistas de ambos os países defenderam o fortalecimento do diálogo entre a comunidade e as polícias como forma de integrar a população e reduzir a violência.

 

A diretora da Redes da Maré, Eliana Souza, que coordenou o encontro, ressaltou a importância do debate público para que a sociedade brasileira alcance as mudanças estruturais necessárias, entre elas, o direito a segurança pública para todos.

 

Uma mudança urgente, segundo ela, é que a sociedade passe a ter algum tipo de reconhecimento e participação no ordenamento da segurança pública.

 

A questão também foi abordada pelo subsecretário de Educação, Valorização e Prevenção da Secretaria de Segurança do Rio, Pehkx Jones, que defendeu ajustes na política de proximidade para uma polícia mais cidadã, com o fortalecimento dos conselhos comunitários de segurança.

 

O evento teve a cooperação do diretor artístico Paul Heritage, de Londres. Apesar de toda a diferença nas realidades dos dois países, Paul destacou a representatividade da sociedade civil para garantir um “policiamento democrático”.

 

A iniciativa faz parte de um projeto de pesquisa que dá continuidade a um seminário semelhante realizado em fevereiro deste ano em Londres.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique