Fundação Palmares reconhece comunidades remanescentes de quilombos no Maranhão

01:06 Direitos Humanos, Notícias 13/01/2017 - 13h15 Brasília Embed

Michelle Moreira

A Fundação Cultural Palmares reconheceu 22 comunidades no Maranhão como remanescentes de quilombos. A relação completa foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (13).
 

A partir do reconhecimento os moradores das comunidades passam a ter direito a uma série de benefícios como participação nos programas federais Minha Casa, Minha Vida Rural, o Luz para Todos, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e o Programa de Bolsa Permanência.
 

Além disso, também podem solicitar ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a titularidade das terras em que estão localizadas.
 

Para receber a certificação, a comunidade precisa inicialmente se autodeclarar como remanescente de quilombo. Depois, deve encaminhar à Fundação Cultural Palmares documentos que comprovem o histórico do local como terra quilombola. Esta informação é checada pelo governo federal.
 

A última etapa é a emissão do certificado de reconhecimento e a publicação no Diário Oficial da União.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique