Viva Maria: Programa celebra as mulheres e a força da luta por direitos

08:07 Direitos Humanos, Programetes 08/03/2017 - 04h00 Apresentação Mara Régia Embed

Apresentação Mara Régia

Aumente o volume do seu rádio porque, mais que nunca, hoje é dia de ouvir Marias! Comecemos por aquelas que habitam o Brasil profundo, como a quebradeira de coco do Maranhão, Maria Antonia que é liderança no Movimento das quebradeiras.

 

Nossa homenagem às pessoas que têm na Mãe África a referência maior de suas vidas! Viva às mulheres negras que hoje prometem ganhar as ruas desse nosso país de norte a sul contra o racismo, a violência e bem viver, a exemplo do que fizeram na Marcha das Mulheres Negras em 2015!

 

E é por essas e por outras que esse 8 de março promete deixar saudade como canta Dona Raimunda dos Cocos, quebradeira do Tocantins, Bico do Papagaio.

 

E por falar em saudade, Viva Maria faz questão de relembrar um grande momento de mobilização vivido pelas mulheres do Brasil no período pré-constituinte.

 

Pra isso conta com a memória da socióloga Jaqueline Pitanguy, que à época era presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Jaqueline hoje é coordenadora executiva da ong CEPIA, ação cidadania. Seja muito bem-vinda!

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.