Viva Maria: Uma singela homenagem a Simone Veil, símbolo do feminismo na França

06:43 Direitos Humanos, Programetes 06/07/2017 - 09h33 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Ao som dessa Ode à Alegria, de Beethoven, que é também a canção símbolo da União Europeia, Viva Maria hoje se une à homenagem póstuma feita ontem (5) pelo presidente francês Emmanuel Macron a Simone Veil, símbolo do feminismo na França e também do mundo, fonte de inspiração para a militância feminista.

 

Simone foi a primeira mulher eleita presidente do Parlamento Europeu, em 1979, e morreu na última sexta-feira (30), aos 89 anos. Ela é considerada símbolo da luta pelos direitos das mulheres por ter sido fundamental nas discussões para a legalização do aborto na França, em 1974, quando era ministra da Saúde.

 

E, para falar sobre a trajetória histórica dessa importante feminista francesa, vamos ouvir uma outra feminista que, aqui no Brasil, se dedica à luta pelos direitos das mulheres. Estou falando de Leila Linhares, advogada, escritora, autora de um importante livro no campo da advocacia: As Mulheres e os Direitos Civis! Seja muito bem-vinda ao Viva Maria, Leila e Viva Simone Veil!

 

 

 

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique