Prefeita de Boa Vista apresenta a governo federal plano de recepção de imigrantes venezuelanos

01:42 Direitos Humanos, Notícias 22/08/2017 - 11h24 Brasília Embed

Renata Martins

Passa de 12 mil o número de venezuelanos que estão formalmente registrados no Brasil. O estado de Roraima é a principal porta de entrada de venezuelanos que fogem da crise política e econômica que a atinge o país. Desses, 90% estão em Boa Vista. Mas, de acordo com a prefeitura, o número é bem maior e chega a 30 mil.

 

Sete ministros e a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, se reuniram na tarde desta segunda-feira (22), em Brasília, para tratar dos impactos da crise da Venezuela na capital de Roraima. Durante a reunião, Teresa Surita apresentou o plano de ação para receber venezuelanos. Após o encontro, a prefeita deu detalhes de como a proposta vai ser implementada.

 

Sonora: “Os índios permaneceriam em Pacaraima, por já ser uma região, uma área indígena. Os não índios seriam recebidos em abrigos separados. Um parara mulheres e crianças e outro para homens. Nessa divisão, a gente cuida da higiene e da alimentação e cuida também da capacitação, numa parceria que a gente faz com o sistema S.”

 

Para Surita, outra questão emergencial é a instalação de um posto de vacinação no município de Pacaraima, primeira cidade brasileira na fronteira. Nesta terça-feira (22), a prefeita de Boa Vista continua em Brasília para nova reunião com representantes do governo federal.

 

A governadora do estado, Suely Campos, não foi convidada a participar da reunião. Em nota, ela esclareceu que, desde outubro do ano passado, vem dedicado esforços para atender a essa demanda humanitária, como a criação do Centro de Referência ao Imigrante, que fica em Boa Vista.

 

* Título corrigido às 11h46 de 22/08/17.  

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique