Semana de homenagens marca os 20 anos da morte de Betinho

01:58 Direitos Humanos, Notícias 09/08/2017 - 17h13 Rio de Janeiro Embed

Raquel Júnia

Caro amigo e companheiro, Betinho, como vai? Como andam as coisas por aí? Desde sua partida, desta vez sem volta, em nove de agosto de 1997, sempre fazemos algo pensando no legado político deixado por você. A conjuntura no Brasil continua de mal a pior. Assim diz a carta póstuma do diretor do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, o Ibase, Cândido Grzybowski ao amigo Herbert de Souza, o sociólogo Betinho.

 

 A homenagem fui publicada nesta semana na página na internet do Ibase, instituição criada por Betinho nos anos 1981. A carta dá o tom da semana de homenagens à Betinho, militante pela democracia e contra a fome. A semana Betinho – 20 anos de lembranças e saudades vai contar com uma série de atividades até o próximo dia 12.

 

Nesta quarta-feira, o filósofo Leonardo Boff e a esposa de Betinho, Maria Nakano, participaram de uma mesa na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também nesta quarta-feira, a Articulação Nacional de AIDS, em memória de Betinho, realiza mobilizações em diversas cidades do país cobrando políticas públicas de atenção à população com convive com o vírus HIV.

 

Durante esta semana será lançado um site com informações sobre a vida e a obra de Betinho e também o prêmio Betinho Imagens de Cidadania, que vai selecionar vídeos de até três minutos que celebrem cinco princípios da democracia: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade.

 

A semana de homenagens termina no próximo sábado quando outra instituição criada pelo sociólogo, a Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, realiza um dia inteiro de programação com debates, oficinas, apresentações de circo e teatro e exibição de filmes.

 

O evento chamado Ocupa Ação – Um dia para Lembrar e Agir também será de mobilização para que a ONG consiga a cessão do galpão que ocupa há 17 anos, na zona portuária do Rio, agora reivindicado pela administração municipal. Um show com o bandolinista Hamilton de Holanda e convidados encerra a programação. O ingresso é um quilo de alimento não perecível.