Viva Maria: Julgamento do STF sobre amianto reacende debate sobre malefícios do mineral

08:54 Direitos Humanos, Programetes 22/08/2017 - 04h07 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Viva Maria hoje compartilha expectativas em torno de uma novela que já se arrasta no Supremo Tribunal Federal há 13 anos. Falo da “Maldição do Amianto”. Amanhã (23), a partir das duas horas da tarde, o STF promete retomar o julgamento que poderá liberar ou proibir de vez o uso desse mineral em nosso país.

 

Desgraçadamente, o amianto se faz presente na vida de grande parte de nossa população, seja como telha ou caixa d´água. A situação é mais visível nas periferias e favelas das grandes cidades bem como em comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas da Amazônia.

 

Fernanda Gianassi, auditora fiscal aposentada e fundadora da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto- ABREA, conhece essa triste realidade muito de perto, até porque há 30 anos se dedica à defesa das vítimas do amianto e com grande disposição de luta tem sido incansável no enfrentamento desse que é considerado um dos maiores escândalos de saúde e trabalho na história do Brasil.

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.