Viva Maria: Memória de Margarida Alves segue a inspirar a luta das mulheres do campo

08:01 Direitos Humanos, Programetes 04/08/2017 - 04h00 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Os canteiros desse nosso programa de hoje estão repletos de uma flor que é bonita até no nome: Margarida. Também conhecida como crisântemo e bem-me-quer.

 

Em latim ela significa pérola, em inglês é Daisy,” olho do dia” uma alusão ao fato dela se fechar durante a noite e abrir-se à luz do sol. Mas para nós aqui no Brasil, Margarida é nome de mulher.

 

É também o nome de uma liderança  que nasceu e morreu nesse mês de agosto e que há 34 anos continua sendo lembrada com muito carinho por milhares de Margaridas na Marcha que tomou emprestado seu nome.

 

E foi no ano 2000 quando trabalhadoras rurais de todo esse nosso país se preparavam para marchar pela primeira vez que eu fui convidada pela escritora, socióloga e militante feminista Moema Viezer, que à época inclusive liderava um rio de mulheres através da Rede Mulher de Educação,  a fazer um programa de rádio especial sobre essa que, até hoje, continua sendo a maior mobilização de trabalhadoras rurais do campo, da floresta e das águas em todo nosso território.

 

De lá pra cá  esse programa de rádio continua sendo memória e homenagem! Viva Margarida Maria Alves!

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.