Empresa Sestini é acusada de publicidade infantil apelativa e racista

02:28 Direitos Humanos, Notícias 04/09/2017 - 16h05 São Paulo Embed

Eliane Gonçalves

A mochila da Barbie vem com caixinha de som, a do homem aranha com um bracelete projetor exclusivo do super herói. Tudo embalado em filmes publicitários de 30 segundos com muita cor e locução vibrante.

 

Assim são os comerciais da marca Sestini, que incomodaram grupos de defesa dos direitos das crianças e coletivos negros.

 

Segundo Ekaterine Karageorgiadis, coordenadora do programa criança e consumo do instituto Alana, a empresa vem burlando as leis que proíbem a publicidade para crianças no Brasil.

 

Sonora: "Há muitos elementos que comprovam que a empresa usou uma estratégia de direcionamento dessa publicidade diretamente ao público infantil para estimular nesse público o desejo de consumo dese produto."

 

A publicidade para menores de 12 anos é proibida no Brasil, inclusive o uso de brindes como estratégia de sedução. Mas as críticas não terminam aí. Em um dos comerciais, a empresa é acusada de racismo. Para promover a mochila das meninas superpoderosas, o filme mostra um concurso de moda em que um turbante é tratado como um acessório vergonhoso.

 

Para Leila Lopes, integrante do coletivo de Oyá de mulheres negras, o anúncio ataca um símbolo da cultura negra.

 

Sonora: "Para nós não é nenhuma vergonha, mostra resistência e quanto nós temos orgulho da nossa identidade racial, mas aí as crianças veem na televisão, as crianças negras veem esse símbolo nosso associado a essa palavra, isso tem um impacto no processo educativo dessa criança e aí, mais uma vez, uma tentativa de incutir no nosso povo que nós somos feios, que os nossos símbolos são sujos, fedidos, vergonhosos."

 

A representação foi registrada na Defensoria Pública de São Paulo, onde está sendo analisada. A reportagem entrou em contato com a empresa Sestini, que confirmou já ter recebido uma notificação anterior sobre a prática de publicidade, mas  até o fechamento desta edição, a empresa não se pronunciou sobre as novas críticas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique