Viva Maria: Mulheres da Amazônia fazem da defesa do bioma poesia e luta

08:49 Direitos Humanos, Programetes 05/09/2017 - 04h00 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Hoje é o Dia da Amazônia. Dia da maior floresta tropical do planeta! Com sua beleza e riquezas naturais, ela abraça os estados brasileiros do Acre, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Maranhão, uma parte do Mato Grosso e países da América Latina, como Venezuela, Guianas, Suriname, Bolívia, Colômbia, Peru e Equador.

 

Mas quem manda em tudo é Iara, que como diz a lenda é sereia transformada em mulher.

 

Sob a inspiração da sereia das águas chamamos a participação de uma liderança que não demora vira lenda. Falo de Kennya Silva, autora do poema Maria Quarqué que ficou famoso a partir do momento que foi ao ar pela Rádio Nacional da Amazônia.

 

No momento Kennya aguarda com ansiedade o resultado do Concurso Vozes, Imagens, Histórias e Experiências das Mulheres Rurais, que teve sua data de divulgação adiado para 15 de setembro. O concurso espera dar visibilidade ao empoderamento daquelas que trabalham no campo, nas águas e nas florestas. A  iniciativa vai premiar relatos de agricultoras, bem como extensionistas rurais, que atuam pela redução das desigualdades de gênero no meio que vivem.

 

Viva Maria! Viva Kennya Silva! Seja muito bem-vinda!

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.