Viva Maria: Programa completa 36 anos de defesa dos direitos das mulheres

08:17 Direitos Humanos, Programetes 14/09/2017 - 04h00 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Presente  de aniversário para o Viva Maria. A repórter Mariana Martins produziu um especial que  conta a história desse nosso programa que hoje faz 36 anos a partir de uma semente que foi plantada ainda na década de 50!. Acredite, se puder! Para saber mais é só ficar ligado na programação da Nacional AM de Brasília que rumo aos 60 anos também já começou a veicular uma série de matérias que resgatam a memória dos programas que como o Viva Maria fazem parte dessa história!

 

Nas redes sociais também já é possível acessar todos esses conteúdos que têm por objetivo o resgate da memória. Quanto mais não seja porque é dela que vive o nosso presente e o nosso futuro. Nesse sentido, Viva Maria vêm cumprindo seu destino mulher. Trabalhando, incansavelmente, o resgate da autoestima de tantas Marias que estão unidas a nossa luta contra a violência, a discriminação, o preconceito, o racismo, enfim.

 

Graças a esse compromisso Viva Maria participou das mobilizações que exigiram uma série de políticas públicas como a criação da primeira DEAM de Brasília, Delegacia Especializada de Atendimento á Mulher, Conselho dos Direitos da Mulher do DF, sem falar de seu ativismo no período pré-constituinte.

 

E, é claro, que pelo conjunto da obra sua data de criação 14 de setembro acabou se transformando no Dia Latino-Americano da Imagem da Mulher na Comunicação, e, mais recentemente, inspirou uma data continental.

 

A psicóloga Rachel Moreno que é escritora e membro do coletivo Mulher e Mídia, conhece bem essa história e hoje compartilha a saudade de um ano atrás quando estávamos em Buenos Aires na Argentina, comemorando mais essa importante conquista do nosso rádio mulher. Seja muito bem-vinda!

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.