Chacina em Fortaleza deixa 14 mortos

Violência

Publicado em 27/01/2018 - 17:19 Por Renata Martins - Brasília

Quatorze pessoas são assassinadas durante uma festa de forró em Fortaleza. O episódio já é considerado a maior chacina registada no estado do Ceará. Uma pessoa foi presa, suspeita de participação nas mortes e um fuzil apreendido.

 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública duas pessoas estão hospitalizadas em estado grave.

 

O crime ocorreu na madrugada desse sábado, no bairro Cajazeiras. Homens armados entraram em uma festa conhecida como “Forró do Gago” e atiram aleatoriamente contra as pessoas que estavam no local. Logo em seguida, o grupo fugiu de carro.

 

Ao ser preguntado se ação foi fruto de briga entre facções, o secretário de Segurança pública André Costa afirmou que a ação foi planejada, mas que ainda não é possível apontar a motivação do crime. Costa comparou a chacina a atos terroristas em outros países.

 

Mas para Luiz Fábio Paiva, professor da Universidade Federal do Ceará e pesquisador Laboratório de estudos da violência, o fato não é isolado e faz parte da disputa entre dois grandes grupos criminosos rivais.

 

De um lado uma aliança formada pelo Comando Vermelho e a família do norte do outro, um grupo local chamado de Guardiões do Estado apoiados pelo do Primeiro Comando da Capital.

 

Luiz Fábio destaca que essa já era uma tragédia prevista e critica a atuação do poder público.

 

Segundo o professor, as ações dos grupos criminosos atingem muito mais pessoas inocentes. Entre as vítimas que morreram no local, oito eram mulheres.

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo