Viva Maria: Um aceno para o fortalecimento da participação feminina nas eleições brasileiras

09:09 Direitos Humanos, Programetes 27/03/2018 - 08h49 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Enfim uma boa notícia a ser comemorada por toda a audiência do nosso Viva Maria nesse março mulher, infelizmente, marcado por fatos dolorosos como o assassinato da vereadora Marielle Franco do PSOL-RJ e o motorista Anderson Gomes.


O Supremo Tribunal Federal, STF, garantiu um mínimo de 30% do Fundo Partidário para as campanhas de candidaturas femininas.  Quem sabe agora será possível alavancar a participação feminina em cargos eletivos. Nesse cenário nosso Brasil tem posição vergonhosa em relação ao resto do mundo.

 

E quem, certamente, compartilha essa expectativa é a socióloga Jaqueline Pitanguy, cuja trajetória de vida se confunde com a luta das mulheres do Brasil!

 

Jacqueline  foi presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher nos anos 80, década histórica para a afirmação da cidadania feminina em nosso país. 

 

Hoje Jacqueline é coordenadora executiva da ONG Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação (Cepia), organização que junto ao Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), moveu essa  ação no STF! Vamos ouví-la

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique