Venezuelanos são levados para abrigos temporários em Roraima

01:31 Direitos Humanos, Notícias 07/05/2018 - 12h48 Brasília Embed

Priscilla Mazenotti

Continua o processo de retirada dos venezuelanos acampados na Praça Simon Bolivar, em Boa Vista. Nessa última leva, 871 deles foram levados para abrigos montados temporariamente na cidade.


A ação teve apoio da prefeitura e da Acnur, a Agência das Nações Unidas para Refugiados.


A retirada começou nesse domingo (6), às 5h30, e durou até o início da tarde. Os venezuelanos foram levados para os abrigos Latife Salomão e Santa Tereza.


Eles foram cadastrados, receberam cartões de acesso dos abrigos e também vacinas. A ação faz parte das iniciativas do Comitê Federal de Assistência Emergencial do Governo Federal, presidido pela Casa Civil.


A situação ainda preocupa. São entre 4 mil e 6 mil venezuelanos que estão em Boa Vista e o estado se prepara para receber mais pessoas que fogem da crise econômica intensa instalada no país vizinho.


Além disso, parte dos venezuelanos está sendo transferida para outros estados. Na semana passada quase 500 foram distribuídos entre São Paulo, Manaus e Cuiabá.


O plano do governo é investir na interiorização de 15 mil venezuelanos. Cento e noventa milhões de reais serão usados, por exemplo, na montagem de abrigos, transporte de equipamentos e alimentação dos refugiados.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique