Viva Maria: O cerrado e o conhecimento que passa de cabeça em cabeça

08:01 Direitos Humanos, Programetes 07/05/2018 - 06h58 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Pra alegria do  lobo-guará, tamanduá-bandeira, capivara e também do  tatu-bola  que é praticamente  símbolo da Caatinga, a partir de amanhã (8),  Brasília irá sediar o II Encontro de Experiências e Aprendizados do PPP-Ecos! Programa de Pequenos Projetos Ecossociais que tem a coordenação técnico administrativa do ISPN- Instituto Sociedade População e Natureza! 


Em meio às vozes do Cerrado, destaque para uma Maria que representa a Chapada Gaúcha na Rede Cerrado! (Pra quem não sabe a Chapada Gaúcha, apesar do nome, fica  ao norte do estado do Minas Gerais!) 

 

Falo de Damiana Campos, ela é editora responsável  de uma revista que tem um nome curioso, poético e tão forte que parece ter saído das mãos  das fiandeiras, mulheres de linhas que pintam e bordam!

 

Vamos ouvir Damiana falar de Manzuá!

 

Na carona do II Encontro de Experiências e Aprendizados do PPP-Ecos, Programa de Pequenos Projetos Ecossociais, um  convite irrecusável: Que tal fazer  o caminho do sertão?

 

As inscrições estão abertas até o próximo dia 19 de maio! Trata-se da  5ª Edição da Jornada: “O Caminho do Sertão – De Sagarana ao Grande Sertão: Veredas”. Este ano, o projeto vai acontecer  entre os dias 07 a 15 de julho de 2018.

 


O edital vai selecionar  50 participantes que vão percorrer 186 km a pé, de Sagarana (distrito de Arinos/MG) ao Parque Nacional Grande Sertão Veredas (Chapada Gaúcha/MG).

 

As inscrições serão  feitas em duas etapas: na primeira você preenche um formulário on line e na segunda  você escreve uma carta com uma “ justificativa de afeto" . Nela você é convidado a dizer o que lhe move a caminhar. 

 

Pode se inspirar em Guimarães Rosa :  "Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia". 

 

Dito isso vamos ouvir um pouco mais a querida Damiana sobre o Caminho!

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.