Judô adere a termo de cooperação para combater assédio a atletas

03:02 Direitos Humanos, Notícias 29/06/2018 - 17h47 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

A Confederação Brasileira de Judô assinou nesta sexta-feira um termo de cooperação técnica com o Ministério Público do Trabalho que fixa um conjunto de medidas para prevenção e combate ao assédio sexual e moral de atletas.

 

A assinatura aconteceu na sede da Confederação, no Humaitá, na zona sul no Rio de Janeiro. O Judô é a quarta modalidade esportiva brasileira a aderir ao compromisso, que foi firmado também no ciclismo, na ginástica olímpica e nos esportes aquáticos.

 

O documento prevê que a confederação crie canais de denúncia para a apuração e punição de eventuais atos de assédio moral e sexual, a inclusão dos temas em debates com atletas, treinadores e patrocinadores, além da criação de campanhas publicitárias sobre o assunto.

 

O procurador-geral do MPT, Ronaldo Fleury, ressaltou que o engajamento de atletas consagrados em iniciativas como esta contribui para a importância de denunciar.

 

Nesse sentido, as atletas campeãs olímpicas de judô Rafaela Silva e Sarah Menezes, mostraram que a experiência e o acolhimento são fundamentais no enfrentamento a esse tipo de conduta.

 

Já o presidente da CBJ, Sílvio Acácio Borges, destacou o pepel do esporte na formação de crianças e a importância da conscientização sobre o problema, que, na maioria das vezes, envolve pessoas próximas da vítima.

 

A intenção, segundo o MPT, é ampliar a iniciativa para todas as modalidades esportivas nacionais. O acordo tem prazo de vigência de dois anos a partir da data da assinatura, podendo ser prorrogado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique