ONU lamenta morte de adolescente na Maré

Rio de Janeiro

Publicado em 27/06/2018 - 12:53 Por Ícaro Matos - Brasília

A Organização das Nações Unidas (ONU) lamentou a morte de Marcus Vinícius da Silva, de 14 anos, baleado enquanto ia para a escola, durante uma operação da Polícia Civil, no Complexo de Favelas da Maré, zona norte do Rio de Janeiro, no último dia 20.


De acordo com o comunicado divulgado nessa terça-feira (26), pelo escritório da instituição no Brasil, a morte do estudante é um exemplo do trágico número de 31 homicídios de crianças e adolescentes, que acontecem por dia no país.


Ainda segundo a ONU, 11.403 adolescentes, entre 10 e 19 anos, foram assassinados no Brasil somente em 2015, maior número absoluto de mortes de pessoas nesta faixa etária, no mundo.


O mesmo levantamento também mostra que os adolescentes negros são três vezes mais vulneráveis a mortes violentas em comparação com os brancos, na mesma faixa etária.


As Nações Unidas também lançaram a campanha "Vidas Negras", pelo fim do racismo e da violência letal contra a população negra.


Nesta quarta-feira, moradores do Complexo da Maré realizam um ato pelo fim da violência, em memória de Marco Vinícius.


De acordo com os organizadores do evento, alunos e professores de várias unidades educacionais da Maré vão sair em passeata de seus colégios em direção à Escola Vicente Mariano, onde o adolescente estudava.


Lá, eles vão se reunir para dar um abraço simbólico na escola.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo