Três cidades brasileiras recebem 164 imigrantes venezuelanos nesta terça

02:20 Direitos Humanos, Notícias 03/07/2018 - 10h45 Brasília Embed

Maíra Heinen

Três cidades brasileiras recebem nesta terça-feira (03) imigrantes venezuelanos, numa nova etapa do processo de interiorização. São 164 solicitantes de refúgio e migrantes que seguem de Boa Vista, Roraima para as cidades de Igarassu, em Pernambuco, Conde, na Paraíba e Rio de Janeiro.

 

A cidade de Conde vai receber 45 pessoas. Sessenta e nove seguem para Igarassu e 50, para o Rio de Janeiro. Esta é a primeira vez que essas cidades recebem imigrantes venezuelanos que aceitaram participar da transferência.

 

No Rio de Janeiro e em Igarassu, a ONG Aldeias Infantis administra o abrigo que vai receber os solicitantes de refúgio. Lá, serão acolhidas famílias com crianças e adolescentes, além de mulheres que estejam sozinhas no Brasil ou grávidas.

 

A secretária-executiva de Desenvolvimento Social da cidade de Igarassu, Edjane Santana, soube na última quinta-feira (28) da chegada dos imigrantes. Mas ressalta que todos terão acesso aos serviços ofertados pela prefeitura.

 

Já em Conde, o abrigo é de responsabilidade do Serviço Pastoral do Migrante e vai receber prioritariamente homens e mulheres entre 18 e 30 anos, além de famílias.

 

Fazendo um balanço da interiorização, a subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República, Natália Marcassa, ressalta que metade dos acolhidos, no início do ano, já está empregada.

 

De acordo com a Casa Civil, foi aberto crédito extraordinário R$ 190 milhões para Operação Acolhida, que segue até o final do ano. A próxima interiorização acontece no dia 16 de julho.

 

* Áudio e texto atualizados às 15:55 de 03/07/18.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique