'Natal Sem Fome' é lançado no Rio e pretende arrecadar 2 mil de toneladas de alimentos

02:18 Direitos Humanos, Notícias 14/10/2018 - 12h38 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

A campanha 'Natal Sem Fome' realizada pela ONG Ação da Cidadania foi lançada neste domingo (14) no Rio de Janeiro.


Cariocas e moradores da região doaram alimentos não perecíveis na tradicional mesa de um quilômetro montada no Aterro do Flamengo, na zona sul da capital.


A abertura do evento contou com apresentação de músicos do projeto Playing for Change.


A iniciativa conta com a parceria da FAO, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, e do Programa Mundial de Alimentos.


As doações vão até o dia 20 de dezembro e também poderão ser feitas por meio do hotsite do Natal Sem Fome e postos de coleta espalhados por todo o país.


A meta de arrecadação nacional é de 2 mil toneladas de alimentos.


Fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, em 1993, a Ação da Cidadania completa 25 anos em 2018 e, por isso, a ONG estipulou a maior meta de arrecadação.


No ano passado foram coletadas 900 toneladas de alimentos. A campanha também traz, pela primeira vez, uma identidade unificada para todos os 20 estados que participam da iniciativa, além de um filme na TV, spot para rádio, cartazes e mobilização pela internet.


O presidente do Conselho da Ação da Cidadania e filho de Betinho, Daniel Souza, disse que desde o ano passado a organização está ciente de uma possível volta do Brasil ao Mapa da Fome da ONU e que há um trabalho árduo para tentar reverter esse quadro.


Segundo dados da FAO e do Programa Mundial de Alimentos, pelo segundo ano consecutivo houve um aumento no número de pessoas que passam fome.


No caso da América Latina e do Caribe, quase 40 milhões vivem subalimentados, o que significa um aumento de 400 mil indivíduos desde 2016.