Ligue 180 recebeu 72 mil queixas de violência contra a mulher no 1º semestre

03:47 Direitos Humanos, Notícias 28/11/2018 - 08h20 Brasília Embed

Kariane Costa

O presidente Michel Temer lançou nessa terça-feira (27) o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher e o Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres.


O plano trata de um conjunto de princípios que deve conduzir a estratégia de combate à violência.


Na cerimônia realizada no Palácio do Planalto foi apresentado o clipe da música Coração pede Socorro. Ela foi gravada pela cantora Naiara Azevedo especialmente para a campanha.


De acordo como ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, a letra foi composta para apresentar um duplo sentido fazendo parecer que se fala de amor quando, na verdade, refere-se a um ato de violência.


O canal para denúncias de violência contra a mulher, o Ligue 180 recebeu 72 mil queixas apenas no primeiro semestre deste ano.


Gustavo Rocha, deu um exemplo sobre a importância do lançamento de campanhas. Ele disse que as denúncias no Ligue 180 têm, em média, 350 ligações por dia, mas que no dia seguinte ao lançamento da campanha foram mais de 5,5 mil denúncias, no canal.


O Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres deve ampliar e fortalecer a elaboração e execução de políticas públicas de direitos das mulheres.


Em discurso, o presidente Michel Temer, que estava acompanhado da primeira dama, Marcela, destacou o papel da imprensa e a importância de se dar visibilidade aos números sobre a violência contra a mulher.


O evento, que contou com a presença de Maria da Penha, ativista pelos direitos das mulheres e símbolo nacional da luta contra as agressões domésticas.


Na ocasião foi destacado que não só a vítima pode denunciar casos de agressão à mulher. Pessoas próximas ou até desconhecidos também podem utilizar o canal ou registrar queixa.


Para denunciar basta ligar para o número 180, disponível no Brasil e em mais 16 países que, além de receber os relatos, esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas.


A central funciona 24 horas, todos os dias, incluindo feriados e finais de semana.


As manifestações também são recebidas por e-mail, no endereço ligue180@spm.gov.br.

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.