Ligue 180 recebeu cerca de 18 mil denúncias de violência contra mulher em dois meses

02:48 Direitos Humanos, Notícias 08/03/2019 - 15h55 Brasília Embed

Dayana Vítor

Nos dois primeiros meses deste ano, o Ligue 180, recebeu quase 18 mil denúncias dos mais variados tipos de violência contra as mulheres.

 

Neste Dia Internacional da Mulher, a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, e o ministro da Justiça, Sérgio Moro, assinaram acordo de cooperação para fortalecer as políticas públicas de combate à violência doméstica e familiar contra o sexo feminino e já anunciaram algumas medidas.

 

Entre elas, a campanha 'Salve uma Mulher' que vai ampliar, para todo o país, um programa que já existe em Mato Grosso, no qual os profissionais de beleza são treinados a identificar sinais de violência nas clientes para denunciar aos órgãos competentes.

 

A ministra Damares Alves detalhou como manicures, cabeleireiros, depiladores e outros profissionais serão treinados.

 

Além disso, a ministra da Mulher esclareceu que pretende estabelecer uma política para ensinar meninos de quatro e cinco anos a respeitarem as meninas, e assim, não se tornarem adultos violentos.

 

Na cerimônia, o ministro Sérgio Moro disse que uma das ideias é ampliar o uso de tornozeleiras eletrônicas em casos de violência contra as mulheres e do botão do pânico, em situações de perigo para elas.

 

Segundo Moro, no Brasil, existem mais de 50 mil tornozeleiras eletrônicas, sendo que quase 3% são utilizadas em casos de violência contra a mulher.

 

Além das medidas anunciadas durante a assinatura do acordo de cooperação, os Ministérios da Mulher e da Justiça irão assinar em até 30 dias um plano de trabalho para estabelecer outros programas e parcerias para diminuir os índices de violência contra a mulher.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique