Amapá adere a sistema de promoção de igualdade racial

01:13 Direitos Humanos, Notícias 19/05/2019 - 11h30 Brasília Embed

Juliana Cézar Nunes

Quase 74% da população do Amapá é autodeclarada negra. O índice mostra a importância das políticas de combate ao racismo no estado.

 

As ações ganharam um reforço com a adesão do governo do Amapá ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). 

 

Por meio desse sistema, os estados têm acesso a recursos para a implementação de políticas e serviços destinados a superar desigualdades étnico-raciais.

 

O Sinapir também permite a adesão aos projetos coordenados pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

 

Criado em 2014, o sistema nacional já conta com a adesão direta de 17 governos estaduais e 62 prefeituras. Em abril, foi aberto um edital que disponibiliza R$ 2,5 milhões para o financiamento de projetos nas áreas de ação afirmativa e para o fortalecimento dos órgãos e conselhos de promoção da igualdade racial.

 

As propostas podem ser incluídas pelos gestores públicos no Sistema de Convênios do Governo Federal até o dia 12 de julho.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique