Cerca de 71 milhões de pessoas estavam em deslocamento forçado no mundo em 2018

02:13 Direitos Humanos, Notícias 19/06/2019 - 08h47 Brasília Embed

Juliana Cézar Nunes

O Acnur, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, divulga nessa quarta-feira (19) o relatório anual Tendência Globais.

 

O levantamento mostra que, em 2018, quase 71 milhões de pessoas estavam em situação de deslocamento forçado em todo o mundo.

 

Esse número dobrou em 20 anos. Em relação a 2017, são mais 2,5 milhões em deslocamento forçado. No total, uma população semelhante a de países como Tailândia e Turquia.

 

No relatório, o Alto Comissariado alerta para o fato de que a estimativa é conservadora, já que não reflete os números de deslocamento após a intensificação da crise na Venezuela.

 

A agência da ONU estima que cerca de quatro milhões de venezuelanos saíram do país desde 2015. O lançamento marca o Dia Mundial dos Refugiados, lembrado nesta quinta-feira (20). 

 

O porta-voz do Acnur, Luiz Fernando Godinho, acredita que o momento é de reflexão sobre a necessidade de aumentar o movimento de solidariedade global. O lançamento do relatório é uma das atividades do Dia Mundial dos Refugiados, celebrado nesta quinta-feira.

 

Entre as quase 71 milhões de pessoas em situação de deslocamento no mundo em 2018, 41 milhões foram forçadas a sair de suas casas, mas permaneceram dentro de seus próprios países.

 

Outras 30 milhões eram refugiadas, ou seja, pessoas forçadas a sair de seus países por causa de conflitos, guerras ou perseguições.

 

As crianças são a metade do total de refugiados. 

 

Os principais países de origem dos refugiados são Síria, Afeganistão, Sudão do Sul, Myanmar e Somália.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique