Familiares reclamam da transferência de detentos de cadeia em Boa Vista para penitenciária

02:15 Direitos Humanos, Notícias 18/07/2019 - 16h02 Brasília Embed

Graziele Bezerra

Mães, esposas, filhas e familiares reclamam da transferência de detentos da cadeia pública de Boa Vista, para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, a maior do estado de Roraima.

 

No último dia 12, mais de 500 detentos foram deslocados para a unidade. 

 

O secretário de Justiça e Cidadania de Roraima, André Fernandes, justifica a transferência. Segundo ele, a cadeia pública, além de superlotada, está sem condições físicas para atender a todos os detentos. 

 

Mas, o argumento da secretaria não convence os familiares.

 

A esposa de um detento, que não quis se identificar, reclama das condições da penitenciária agrícola, que também está superlotada. São 900 vagas divididas entre mais de dois mil detentos que cumprem pena no local. Ela também teme pela vida do marido, em um eventual confronto entre facções. 

 

De acordo com o secretário, a cadeia pública será reformada, e acabadas as obras, em meados do segundo semestre, alguns detentos retornarão para o local.

 

A Penitenciária de Monte Cristo passou por reforma no início deste ano, está com novas instalação e o governo descarta a possibilidade de rebeliões como a de janeiro de 2017, que deixou mais de 30 mortos.

 

Nesta sexta-feira (19), o secretário da Sejuc vai se reunir com um grupo de mulheres para debater o assunto.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique